domingo, 21 de outubro de 2007

Mesa de Mistura

Projecto final




sábado, 13 de outubro de 2007

Mesa de Mistura

Este projecto insere-se numa numa Mesa de Mistura.

Este Mesa de Mistura é constituído por três canais stereo cada canal vai ter um equalizador para ajustar a tonalidade do som, ou seja são seis equalizadores para fazer três canais stereo.

Depois do equalizador vai passar pelo Pré Amplificador onde regula o ganho e o volume da Mesa de Mistura.

Esquema electrónico da fonte de alimentação

Esquema de ligação







Circuito PCI



quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Esquema electrónico do vuimetro

Esquemas de ligação


Circuito PCI


segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Esquema electrónico do Equalizador

Esquemas de ligação

Circuito PCI


Esquema electónico do Pré Amplificador

Esquemas de ligação


Circuito PCI

Funcionamento

A Mesa de Mistura vai ser alimentada por uma fonte que vai ter um regulador de tensão para que a mesa de mistura não seja alimentada a mais de 12V se não pode queimar os Circuitos Integrados.

O sinal de áudio vai ser inserido na mesa de mistura que por sua vez vai passar por um potenciómetro linear deslizante que pela sua resistência vai obstruir ou deixar passar o sinal em seguida vai passar por uns filtros até chegar ao equalizador.

Este equalizador consiste em cinco potenciómetros que comandam a tonalidade do som. Desde que não usa componentes activos o esquema não requer nenhuma alimentação. Para que se possa montar o equalizador na configuração stereo fiz um circuito para cada canal.

Depois do equalizador vai chegar ao pino 2 do LM741 do CI que foi o circuito integrado que se aplicava melhor para as necessidades deste projecto, o esquema do pré amplificador vai usar um potenciómetro rotativo para aumentar ou diminuir o ganho do pré amplificador.

Depois do pré amplificador o sinal de áudio ainda vai passar por um condensador que vai ter a função de filtro caso exista algum ruído, em seguida vai passar por um potenciómetro linear deslizante para aumentar ou reduzir o nível de som.

Também vai levar um vuimetro para aumentar e diminuir conforme o nível sonoro.

Conforme a tensão que se aplica na entrada ele vai aumentando ou diminuindo o brilho dos leds.

Montagem do projecto (Teórica)

No processo que desenvolvi é preciso teer em conta certos pormenores como por exemplo a polarização dos condensadores electrolíticos, dos circuitos integrados das alimentações do circuito.

O método que utilizei para soldar foi uma estação de soldadura e dessoldadura da JBC com uma potência máxima de 150W e a solda utilizada foi uma liga de metálica de estanho e chumbo que se fundem a diferentes quantidades, com uma percentagem de 60% de estanho e 40% de chumbo.

A seguir comecei por cortar o alumínio para fazer a caixa que fica uma estrutura rectangular, a parte de cima da estrutura é a parte mais demorada visto que leva 46 potenciómetros, depois dessa parte é só montar o resto e a estrutura ficara acabada.

Mesa de Mistura 3 entradas stereo